Adolescencia e sustentabilidade
TEENAGE BRAZILIAN AND ENVIRONMENTAL DEGRADATION
AUTORES: ANNA ‘
RESUMO
Resumo: A questão da responsabilidade com o meio ambiente vem sendo cada vez mais discutida nos últimos anos. Mudanças de consciência e comportamento dos adolescentes estão tornando-se necessárias no sentido de preservá-lo, para se procurar maneiras que possibilitem melhorias na saúde, crescimento econômico e sustentável sem prejudicar gerações futuras. O presente artigo tem como objetivo diagnosticar como o adolescente brasileiro tem sofrido com a degradação ambiental.
Palavras-chave: meio ambiente; adolescente; responsabilidade; sustentável; saúde.
Abstract: The issue of responsibility for the environment is being increasingly discussed in recent years. Changes in consciousness and behavior of adolescents are becoming necessary in order to preserve it, to look for ways to enable improvements in health, economic growth and sustainable without harming future generations. This article aims to diagnose as the teenage Brazilian has suffered from environmental degradation.
Key-words: environment; teenager; responsibility, sustainable health.
Introdução
Atualmente o tema meio ambiente vem aumentando o número de notícias e alertando principalmente o jovem brasileiro em relação à degradação ambiental, destacando fatos relacionados a poluição, seja ela do ar ou por esgoto doméstico, desmatamentos clandestinos, vazamento de resíduos entre outros. Juntamente com a frequência dessas notícias, cresce a preocupação com a saúde e a necessidade da criação de programas para ações que visem minimizar a quantidade de óbitos decorrentes da falta de cuidados com a preservação da natureza. A cidade de Curitiba deu incio nos anos de 1970, a um projeto voltado para educação ambiental, tendo como resultado o reconhecimento nos anos 90 como capital ecológica do país. Essa preocupação mostrou estatisticamente que a