ADN STC7 DR1 Pedro Torres
1314 palavras
6 páginas
Trabalho de investigação ADNADN
Sigla para ácido desoxirribonucléico, que é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus.
O principal papel do ADN é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA.
O ADN encontra-se no núcleo das células de um organismo, no interior dos cromossomos, menos nas hemáceas (glóbulos vermelhos), que não possuem núcleo.
Os segmentos de ADN que contêm a informação genética são denominados genes, o resto da sequência tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
A estrutura da molécula de ADN foi descoberta conjuntamente pelo norte-americano James Watson e pelo britânico Francis Crick em 1953, e nove anos depois foram agraciados com o Prémio Nobel de Medicina.
Com exceção de gêmeos univitelinos, o ADN de cada indivíduo é exclusivo, cada ser humano possui duas formas de cada gene, uma que recebe da mãe outra que recebe do pai.
Mesmo sendo a maioria dos genes iguais entre as pessoas, algumas sequências do ADN variam de pessoa para pessoa. Para saber a paternidade de uma criança, faz-se o teste de ADN, que vai confirmar sua origem genética.
ADN mitocondrial
Existe também o ADN mitocondrial, que não se encontra no núcleo das células, e sim na mitocôndria. O material genético mitocondrial é herdado exclusivamente da parte materna.
Muitas vezes o ADN mitocondrial permite obter informação sobre um ser, mesmo que estejam em estado avançado de degradação.
Hereditariedade
Em genética, hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.
A informação genética é transmitida através dos genes, porções de informação contida no ADN dos indivíduos sob a forma de sequências de nucleótidos.
Existem dois tipos de hereditariedade: específica e individual.
A hereditariedade