Admisnitração
As barreiras da comunicação são a filtragem, seletividade, atitude defensiva, linguagem.
Filtragem: é a manipulação de informações de um emissor para que elas sejam vistas mais favoravelmente pelo receptor.
Seletividade: é ver e ouvir seletivamente baseado em suas necessidades, motivações e experiência.
Atitude defensiva: no processo de comunicação, os agentes se sentem ameaçados. A mensagem é ameaçadora, a resposta é distorcida e a comunicação é atrapalhada.
Linguagem: As palavras têm significados diferentes. “O significado das palavras não está nelas, está em nós”. Nas organizações, os funcionários geralmente provêm de origens diferentes e, portanto, possuem padrões diversos de linguagem. Exemplo um advogado ao falar com uma pessoa que não é de sua profissão, será quase certo afirmar que a pessoa não entenderá seu vocabulário.
2- O que é comunicação interpessoal: agressiva, passiva e assertiva.
Assertiva: comportamento assertivo é aquele que nos torna capazes de agir considerando os próprios interesses, a nos afirmar sem ansiedade indevida, a expressar sentimentos sinceros sem constrangimento e exercitar nossos direitos sem negar os direitos dos outros - este é o segredo da assertividade: a auto expressão genuína ao mesmo tempo em que acolhemos a expressão do outro e promovemos ambiente para que ela seja genuína.
Passiva: no comportamento não assertivo, também conhecido como passivo, tendemos a pensar na resposta depois que a oportunidade passou. Geralmente ficamos ressentidos conosco mesmos, com a sensação desconfortável de "ter" engolido mais um "sapo".
Agressiva: uma pessoa que usa a comunicação agressiva vai ser traduzida como uma pessoa de mente fechada, principalmente devido a uma incapacidade de ouvir. Pobres habilidades de escuta são um elemento fundamental no estilo de comunicação agressivo. Um indivíduo que não consegue ouvir outro ponto de vista torna-se incapaz de se relacionar. Ser