ADMISNISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Um dos cursos mais procurados por quem entra na faculdade, a graduação em administração oferece ao profissional diversas oportunidades de atuação, já que praticamente todos os tipos de negócios ou empreendimentos demandam serviços administrativos. Trata-se de profissional que atua nas áreas vitais da organização com formação ampla que permite trabalhar nas áreas de marketing, produção/operações, finanças e gestão de pessoas. Em entrevista concedida ao blog, o chefe de departamento de Administração da UPIS, Gilmar dos Santos Marques, fala um pouco sobre a carreira de administrador e revela como está o mercado de trabalho. Segundo ele, os números revelam um mercado aquecido, com mais 1.700 cursos no país e mais de 800 mil alunos matriculados. Confira entrevista! Quais as principais atribuições de um profissional graduado em Administração?
As atribuições do profissional formado em Administração estão alinhadas com o conceito de Administração como ciência, que é “tomar decisões sobre objetivos e recursos organizacionais”. Recursos estes que a organização pode ter ou não, como, por exemplo, a busca de recursos financeiros por meio de financiamento para investimento fixo ou para capital de giro. O administrador deve ser um agente da inovação na organização, seja ela pública ou privada. As decisões podem ser nos âmbitos estratégico, tático e operacional.
Em quais áreas pode atuar?
Para atuar como administrador, o profissional deverá ingressar com o pedido de registro no CRA, da sua Unidade de Federação. Se pensarmos em grandes áreas de atuação, o administrador poderá atuar no dia a dia nas seguintes funções:
Gestão Estratégica - Administração de sistemas de informações; desenvolvimento, implantação e gestão de planejamento, novas estruturas organizacionais, projetos de melhoria, eficiência e eficácia (enxugamento, terceirização, downsizing, reengenharia, reestruturação, inovação empresarial); consultoria organizacional;