As manifestações do corpo e da fala através de um objeto de intermediação
Inclui-se aqui, todo um percurso de familiarização e execução da proposta de um projeto de intervenção a partir de um Grupo Terapêutico. Este acontece num grupo de mulheres que frequentam o CAPS com propósito de um tratamento multidisciplinar. Entre as propostas de intervenção de cunho terapêutico, o grupo reúne-se para fazer atividades manuais, que são ministradas pelas próprias participantes.
Neste grupo de mulheres referido acima, foi proposto um projeto da confecção de uma boneca realizada pelas integrantes do grupo. A mesma foi criada com o propósito de ser um objeto de intermediação, que veio potencializar o espaço da imaginação, da fala e de interação entre as participantes do grupo. A boneca foi batizada pelo nome de Joaninha e possui características peculiares realizadas pelas participantes do grupo.
No contexto do estágio, também vimos que foi no sentido de reabilitação e reinserção de pessoas que sofrem por desordens mentais que os CAPS foram criados. Os usuários fazem parte de uma estratégia do processo de reforma psiquiátrica, criada para substituir os hospitais psiquiátricos empregados “como componente estratégico de uma política destinada a diminuir a ainda significativa lacuna assistencial no atendimento a pacientes com transtornos mentais mais graves” (Ministério da Saúde, 2004, p. 9). Esta é uma estratégia de articulação destinada à promoção da vida para pessoas com sofrimento psíquico, que desenvolve projetos terapêuticos na rede de