adminstração
Escrito por Frederick Winslow Taylor (1856-1915), considerado o ‘’O Pai da Organização Científica do Trabalho’’, o livro proporcionou-me uma visão abrangente de que é possível substituir os métodos empíricos por métodos científicos no trabalho, e não somente nas indústrias como é o ponto nevrálgico do livro, mas em qualquer atividade, seja prestação de serviços, comércio até um simples pedreiro ou um levantador de pá, exemplificado no livro. Com relação ao pedreiro uma análise feita por Frank B. Gilbreth, diz-se que ‘’interessou-se pelos princípios de administração científica aplicados a este setor. Fez uma análise extremamente interessante, estudou cada fase do trabalho do pedreiro, eliminou um, depois outros, sucessivamente, todos os movimentos inúteis e substituiu os movimentos lentos por outros rápidos. Realizou experiências com cada fator que, de algum modo, afeta a rapidez e fatiga o pedreiro’’. Taylor foi ousado ao estudar o tempo e os movimentos de cada operário, seleção de pessoal e as melhores ferramentas. Com a consolidação de suas ideias, Taylor observou na indústria os princípios científicos que o estudo levou a crer, eis os princípios:
1- Atribuir a cada operário a tarefa mais elevada que lhe permitisse às aptidões;
2- Solicitar a cada operário o máximo de produção que se pudesse esperar de um trabalhador hábil de sua categoria; e
3- Que cada operário, produzindo a maior soma de trabalho, tivesse uma remuneração adequada, ou seja, de 30 a 50 por cento superior à média dos trabalhadores de sua classe.
Nesses três princípios está ínsito a principal orientação dos trabalhos de Taylor – Obtenção de mão-de-obra econômica, retribuída, entretanto, com maiores salários.
Mais tarde, Taylor evidenciou de forma explícita os seguintes objetivos:
1 – Desenvolver uma ciência que pudesse aplicar-se a cada fase do trabalho humano, em lugar dos velhos métodos rotineiros.
2 – Selecionar o melhor