Adminstração Financeira
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANÁLISE DE ESTRUTURA DE CAPITAL:
ESTUDO DE CASO DA EMPRESA LOCALIZA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANÁLISE DE ESTRUTURA DE CAPITAL:
ESTUDO DE CASO DA EMPRESA LOCALIZA
RESUMO
Estrutura de capital refere-se à combinação de recursos (próprios e de terceiros) para maximizar a riqueza dos acionistas. A partir daí surge a importância de compreender a estrutura de capital da empresa e escolher uma combinação ótima de recursos como forma de garantir um bom desempenho e competitividade no mercado, levando-se em conta análise de risco e retorno nas decisões. Por meio de uma pesquisa exploratória, este estudo examinou a estrutura de capital de uma empresa brasileira no período de 2007 e 2012. Para isso, foram utilizados levantamentos bibliográficos e um estudo de caso sobre a empresa Localiza, cuja atividade é voltada para a locação de automóveis. De acordo com os resultados, observou-se que a empresa realiza um planejamento constante das composições de capital, trabalhando apenas com ações ordinárias; lança programas de reajuste dos resultados financeiros e acompanha as alterações no mercado financeiro.
Palavras chave: Estrutura de Capital, Patrimônio Liquido e Passivo não-circulante
1.
INTRODUÇÃO
O objetivo da administração financeira é maximizar a riqueza dos acionistas. O lucro por ação de uma empresa varia de acordo com o nível de endividamento adquirido e resulta em diferentes custos de capital.
Conforme Assaf Neto (2010) estrutura de capital de uma empresa é a composição de suas fontes de financiamento a longo prazo, provenientes de capital de terceiros e capital próprio. Ainda afirma que uma estrutura ótima de capital é determinada por uma combinação eficiente de recursos próprios e de terceiros contribuindo assim para a maximização da