Uso da internet nas escolas
Disciplina: Políticas Educacionais – Sistemas e Estruturas
Professor: Luiz Alberto Ferreira
POLITICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA PELA INTERNET COM A KHAN ACADEMY
Cleunice Martins de Siqueira da Silva1
As tecnologias cada dia mais estão presente na vida das pessoas. A internet é utilizada para se obter quaisquer tipos de informações, nas empresas, nas escolas, em qualquer lugar percebemos o seu uso, em celulares ou outros aparelhos. O governo na busca em disponibilizar esse acesso a rede publica de educação formou uma parceria com a Fundação Lemann e a Khan Academy, emergente da necessidade de uma política educacional de melhoria da qualidade do ensino público brasileiro. Em 2012 cerca de 10 escolas publicas de São Paulo e Santo André, e mais de 1000 escolas da rede municipal do Rio de Janeiro estavam utilizando as vídeo aulas da Khan Academy para o ensino em sala de aula.
A fundação Lemann além de trabalhar na tradução das vídeo aulas e da adaptação do software para realidade brasileira também fez doações significativas para implantação do sistema em 200 escolas. O governo em janeiro de 2013 adquiriu as vídeo aulas da Khan Academy para os 600 mil tablets que foram distribuídos aos professores da rede publica de ensino medio. São investimentos de valores relativamente altos, em projetos pilotos e tecnologia para acesso a informação, com a aparente intenção de melhora na qualidade do ensino.
E que informações foram compradas? As vídeo aulas são produzidas pelo próprio Salman Khan, que parte do principio que um aluno não se concentra em um mesmo assunto por mais de 15 minutos, ele não aparece nos vídeos, pois entende que a figura do professor também pode ser foco para distração, e a plataforma de exercícios não tem espaço para interação entre aluno e professor, que no papel fundamental de mediador do conhecimento dá aos seus alunos direções para que construam a compreensão do conhecimento. A política adotada