Adminitração
Escritores da liberdade (Freedom Writers), dirigido por Richard La Gravenese, é um drama baseado em fatos reais. O filme se passa na cidade de Los Angeles em um bairro pobre que vive em guerra causada por grupos de pessoas, são grupos organizados por causa das diferenças raciais.
O filme relata a história de adolescentes que moram em Los Angeles e estudam em uma escola onde os alunos são separados por turma de acordo com seu grau de comportamento e inteligência. Uma professora é contratada para dar aula na sala dos alunos indisciplinados. A professora passa por várias situações inusitadas dentro e fora da sala de aula, além de não ter ajuda de outros professores e também de diretores para auxilia-la com a classe a fim de melhorar o desempenho dos alunos. Ela percebe então que sua missão será muito mais do que dar aulas.
Os alunos são usuários de drogas, presenciaram assassinatos, são vitimas de violências e a maioria deles não tem estrutura familiar, além de crescerem entre diferenças de culturas e raças. São instigados a não se misturarem com outras raças e isso causava mortes, guerras entre gangues e consequentemente indisposição para estudar e ter um futuro melhor.
A professora então se vê diante de um desafio que é entender a realidade destes alunos, e tenta mudar suas formas de pensar e agir para que procurem a paz entre eles. Inicialmente os alunos são resistentes às novos propósitos da professora. Eles faltavam na aula, não respeitavam a professora e não acreditavam em mudanças.
A Professora, mesmo enfrentando essas dificuldades, não desistiu dos alunos e buscou novas atitudes para contornar a situação, ela os fez refletir sobre suas posturas e atitudes por meios de conversas, passeios fora da escola e a leitura de livros, usou como referencia a guerra causada por Hitler, o holocausto causado pelo preconceito racial entre Alemães e Judeus na é época do nazismo (2ª Guerra Mundial).
Após muita determinação a