Administrção
Foi fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, como um laboratório e uma pequena loja de cosméticos. Movida por duas paixões, a cosmética como veículo de autoconhecimento e promoção do bem-estar e as relações humanas como forma de expressão da vida, a NATURA conquistou posição de destaque no cenário empresarial brasileiro. A marca conseguiu se posicionar no mercado de forma sólida e inteligente, tornando-se uma das mais fortes.
Uma empresa de Higiene e Limpeza que ganhou o título de “Empresa do Ano” e “Líder em seu Segmento” . Apesar dos contratempos e os erros cometidos ficou conhecida como “Uma organização quase perfeita” por sua incrível capacidade de recuperação.
A Natura tem como característica principal a sua ética, essa postura reverteu sua imagem positivamente; mostrando não só compromisso com o cliente , mas com a verdade.
“No mundo dos cosmético, em particular, tem prevalecido o engano, o ilusório , o falso ,a busca do êxito a qualquer preço. Ninguém verá anúncios da Natura com promessas de rejuvenescimento . Ela prefere usar a expressão ‘ anti-sinais ’ por considerar que ninguém pode parar a marcha do tempo”.
Este documento foi distribuído aos funcionários da empresa.
Para enfrentar as concorrências, ela aumentou de maneira extraordinária os investimentos em publicidade e promoções. Inovou ao criar a campanha “Mulheres bonitas de verdade” que se transformou em uma de suas campanhas mas bem sucedidas. Diante aos enorme desafios tecnológicos e competitivos impostos pela globalização – implantou sistemas de qualidade e controles quase científicos. À partir de 1992, a empresa recrutou veteranos de multinacionais, aprendeu a fazer benchmarking’ das melhores práticas e passou a guiar os negócios com ferramentas internacionais de gestão.
Em sua administração o que predomina é o trabalho em equipe, com uma atmosfera de trabalho que impressiona a todos que a visitam.
Motivar os funcionários é outra obsessão. Uma das práticas para mostrar o