administrção
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
CLEBIANA SHERMA DE SOUSA
1º SEMESTRE
COMUNICAÇÃO NA EMPRESA: UMA QUESTÃO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
CRATEÚS/CEARÁ
2014
CLEBIANA SHERMA DE SOUSA
COMUNICAÇÃO NA EMPRESA: UMA QUESTÃO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
Trabalho apresentado a Universidade Norte do Paraná- UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de nota das disciplinas Comportamento Organizacional, Homem, Cultura e Sociedade, comunicação e Linguagem, Fundamentos e teoria Organizacional.
Orientadores: Mônica Maria Silva, Wilson Sanches, Sebastião Oliveira, Karen Manganotti, Márcia Bastos
Crateús/Ceará
2014
COMUNICAÇÃO NA EMPRESA: UMA QUESTÃO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
Roger (1990, p. 32) define comunicação empresarial como
[...] uma atividade sistêmica, de caráter estratégico, ligada aos mais altos escalões da empresa e que tem por objetivos: criar - onde ainda não existir ou for neutra - manter - onde já existir - ou ainda, mudar para favorável - onde for negativa a imagem da empresa junto a seus públicos prioritários.
Desde os primórdios o homem tem necessidade de se comunicar, seus registros rupestres lançavam significados para aqueles que tinham contato com as cavernas. Desde então com o surgimento da escrita uma das formas mais significantes da comunicação às relações foram ficando mais complexas, porém as relações muito mais descomplicadas. Cota (2007, p. 17) discute essa questão ao dizer que
A comunicação está cada vez mais acessível mais rápida e mais democrática, e numa velocidade que ninguém consegue detê-la. A globalização facilitou a partilha de informação e comunicação entre pessoas de todas as partes do mundo e tornou possível saber rapidamente o que se passa no outro lado do globo.
Com a invenção da eletricidade no século XVIII e a consolidação do capitalismo1 no século XIX, a comunicação passou a ser um instrumento importante no cenário