Administração
1- O controle é um esforço sistemático de geração de informações sobre a execução das atividades organizacionais, de forma a torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos e objetivos. O planejamento especifica os objetivos organizacionais e controle verifica se esses objetivos estão sendo realizados. Sem objetivos, o controle não seria possível, uma vez que não existiriam padrões para avaliar o desempenho da organização.
2- Controle de Marcado consiste na utilização de critérios e mecanismos de mercado, tais como os preços, a participação de mercado e os lucros, para avaliar e controlar as atividades e os resultados da organização. É um controle que avalia o desempenho com base em fatores externos da organização. Controle Burocrático é assegurado mediante autoridade e responsabilidade hierárquicas, fazendo uso de mecanismos administrativos e burocráticos, com regras, normas, padrões, políticas, procedimentos e orçamentos para influenciar e avaliar o desempenho.
Controle de Clã é assegurado pelo compartilhamento de valores, normais, crenças, rituais, tradições, expectativas e outros aspectos relevantes da cultura organizacional. O controle de clã confia na cultura incorporada e nos relacionamentos informais para regular o comportamento do empregado e facilitar p alcance dos objetivos organizacionais.
3- Controle Preventivo: Exigir aos clientes na hora de solicitar empréstimo, uma lista de documentação que permita ao banco analisar e administrar o risco do cliente, evitando problemas futuros como o não pagamento da dívida.
Controle simultâneo: é a supervisão direta e os controles estatísticos do processo produtivo.
Controle posterior: A avaliação do desempenho dos trabalhadores, os demonstrativos financeiros ou o controle da qualidade dos bens produzidos são exemplos de controle posterior.