Administração
MPEs: Caso Cobservice
Elianay Wilkerson da Silva Pereira wilkersonsp@yahoo.co.br Jorge Luis S. de Moraes jorgelsmoraes@gmail.com Josué da Conceição Cordeiro concordejosu@yahoo.com.br Osvaldo de Sousa Pereira osousaper@yahoo.com.br Suzana Pereira Conceição suzanabia@gmail.com Orientador(es):
Prof. Esp. Marcia Mácola marcia.macola@gmail.com Faculdade Integrada Brasil Amazônia fibrapa@fibra.edu.br RESUMO
Diagnóstico originário de investigação em campo referente a gestão de Micros e Pequenas Empresas – MPEs na cidade de Belém do Pará. Para tal, se elegeu a empresa prestadora de serviços financeiros COBSERVICE; analisando sua aplicação de práticas de gerenciamento primordiais para administração na atualidade, como: Gestão Ambiental, Comércio Eletrônico, Recursos Humanos, Marketing, entre outras ferramentas complementares. Frente ao levantamento dessas informações, elaboraram-se questões quanto a estruturação da empresa pesquisada, sua competitividade e qual(ais) fator(es) garante(m) seu diferencial competitivo perante o mercado.
Por fim, constatou-se a possibilidade de implementar adequações simples e viáveis, objetivando aprimorar sua eficiência organizacional.
PALAVRAS CHAVE: Micro e Pequenas Empresas – MPEs, COBSERVICE, Gerenciamento, Competitividade, Diferencial.
1. INTRODUÇÃO
Estatisticamente, ano após ano, os índices relacionados ao nascimento de micros e pequenas empresas – MPE’s são diretamente proporcionais ao desempenho positivo da economia nacional, no qual as mesmas são responsáveis por mais de 60% dos empregos formais, com contribuição superior a 30% da massa salarial e 21% do produto interno bruto (PIB), de acordo com dados oficias. No entanto em 2009, segundo levantamento realizado pelo SEBRAE, metade das MPE’s criadas encerraram atividades com até dois anos de existência, 56% com até três anos e 60% não sobrevivem além dos quatro primeiros anos,