Administração
Uberaba - 2011
Introdução
O presente trabalho mostra o tamanho da nossa deficiência do setor da construção civil em relação à importância de uma ideal gestão de projetos a serem executados. Com a atual crescente e surgimento de grandes empresas, se tornou importantíssimo uma nova estratégia e mudança de postura para continuarem competitivas no mercado e aproveitarem este momento. Isto tem feito com que alguns empreendedores passem somente a procurar processos e informações disponíveis sobre a execução de suas obras, porém, o que podemos observar também que grande parte dos incorporadores, de pequenos, médio e os de grande porte, ignoram a fase de planejamento do projeto e investem milhões em grandes empreendimentos e desconhecem os detalhes de qual será o retorno financeiro de seus investimentos. Na literatura existente vasto material de execução das obras, mas não aborda satisfatoriamente o projeto de planejamento e viabilidade do empreendimento. Hoje com cerca de 5% do PIB brasileiro o setor estratégico destas empresas passou a dar importância para as ferramentas de planejamento, controle de toda a obra e a qualidade de bens e serviços.
"As atuações na área de controle da produção vem exigindo mudanças estruturais e de comportamento, tanto nos processos de produção como nos procedimentos administrativos e gerenciais, como modo de alcançar soluções para modernizar processos, melhorar a qualidade e reduzir o preço os produtos" (ASSUMPÇÃO, 1996; TRIGUNARSYAH e ABIDIN, 1997).
"Neste contexto, o setor da construção civil tem procurado adaptar conceitos, métodos e técnicas desenvolvidas para ambientes de produção industrial que, em geral são implementados através de procedimentos administrativos, como também de sistemas de planejamento e controle da produção. Entretanto estes sistemas desenvolvidos para o ambiente industrial nem sempre conseguem adaptar-se às situações que ocorrem na construção civil, fazendo com que