Administração
Esse trabalho trata das formas de Demonstração Financeiras que devem ser elaborados pelas entidades a fim de manter um controle adequado de suas finanças.
As Demonstrações Financeiras tem por finalidade apresentar informações aos diversos usuários, principalmente de natureza econômica e financeira.
Faz-se um breve relato sobre cada forma de Demonstração Financeira existente, mostrando que a Contabilidade é parte essencial na vida financeira das entidades.
2 - DEMONSTRAÇÕES DOS LUCROS OU PREJUIZOS ACUMULADOS
A conta “Lucro e Prejuízo Acumulados” figura no patrimônio liquido e faz a interseção da demonstração do resultado com o balanço patrimonial.
Apenas uma parte do Lucro Liquido é distribuída para os proprietários da empresa, em forma de dividendos. A maior parcela normalmente é retida na empresa e reinvestida no negocio.
O lucro retido na empresa pode ser utilizado para aumentar o Capital da empresa, ser destinado a algum fim especifico; neste caso será tratado em forma de reserva: reserva legal (uma parte de Lucro Liquido – 5%- para manter a integridade do Capital); reserva para expansão da empresa; reserva estatutária prevista no estatuto da empresa.
A parte do lucro não distribuída aos proprietários e não utilizada para aumento de Capital, reservas e outros fins será acumulada na conta denominada Lucros Acumulados. Essa pratica não é possível para as Sociedades Anônimas conforme a Lei nº 11.638/07 que exige que o saldo desta conta seja zerado.
3 - DEMONSTRÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LIQUIDO (DMPL)
Ao contrario da DLPA (Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados) que fornece a movimentação, basicamente, de uma única conta Patrimônio Liquido (Lucros Acumulados), a DLPA evidencia a movimentação de diversas (todas) contas do PL ocorrido durante o exercício. Assim, todo acréscimo e diminuição do Patrimônio liquido são evidenciadas através desta demonstração, bem como da formação e utilização das reservas( inclusive aquelas