Administração
Consultora Técnica: Profa. Dra. Denise Curi slide 1 © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.
A evolução da questão ambiental
Ao longo da história, a exploração do meio ambiente contribuiu para o apogeu e para o declínio de grandes civilizações. Durante anos o homem argumentou que destruía o meio ambiente para obter recursos indispensáveis a sua subsistência. Hoje, se sabe que se o homem quiser garantir a subsistência de sua espécie deverá extrair os recursos que necessita com parcimônia. Já não resta outra saída: a preservação da nossa espécie depende de uma mudança radical no nosso modo de vida!
slide 2
© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.
A evolução da questão ambiental
A preocupação com as questões ambientais, começa a se intensificar, principalmente, após a revolução industrial. Não que antes da Revolução Industrial não houvesse a degradação da natureza (florestas devastadas, rios assoreados e perda de fertilidade de muitas áreas). O que mudou foi a extensão dos estragos: - poluição gerada pelas atividades humanas ficava confinada a áreas específicas - a poluição era basicamente de origem orgânica por isso absorvida com mais facilidade - a velocidade de propagação. Após a industrialização os cientistas começaram a se articular para discutir os efeitos da poluição e os inúmeros problemas socioambientais causados pelo novo modelo de produção. slide 3 © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.
Primeira metade do século XX
A conquista de novos territórios, principalmente por países europeus, fez com que suas colônias fossem exploradas sem nenhuma preocupação com os danos socioambientais resultantes. O objetivo principal era a busca do lucro fácil.
Apoiados em uma visão precária de meio ambiente, os governos buscavam conservá-lo apenas para garantir a manutenção de atividades econômicas. Por isso, a proteção da natureza ficava