Administração
1. No fim da Idade Média e início da Idade Moderna, com a Revolução Francesa e Revolução Industrial, ocorreu uma profunda crise tanto na sociedade quanto na cultura européia. Foi um tempo de transição entre uma tradição que ainda sobrevivia muito forte (crença religiosa) e uma nova visão de mundo que se anunciava (humanista e capitalista). Cite algumas mudanças que marcaram esta época.
2. Explique o surgimento das duas correntes filosóficas: o racionalismo e o empirismo.
3. Os comportamentos dos seres humanos em sociedade tendem a tornar-se uniformizados por fatores que, em seu conjunto, foram denominados “cultura”. O mesmo fenômeno ocorre nas empresas, repartições públicas, escolas etc., de sorte que o administrador, conhecendo as causas que modelam a cultura, fica capacitado a melhorar administrar os compromissos coletivos. O que é cultura e contra cultura?
4. Explique os métodos experimentais hipotético-indutivo e hipotético-dedutivo.
5. Cite as principais dificuldades enfrentadas pelas ciências humanas.
6. O que é sociologia?
7. Como surgiu a sociologia?
8. Porque a revolução Francesa em 1789, foi importante para a sociologia?
9. Comenta como os seres humanos são na perspectiva sociológica?
10. Comente sobre a sociologia e a sociedade industrial.
11. Os processos sociais iniciam-se com a socialização a que o indivíduo é submetido dentro de sua classe social. Conforme as características dessa socialização, a pessoa tem por objetivo a realização ou a afiliação. Trata-se de um elenco de objetivos que podem ser classificados com o auxílio das variáveis culturais: por exemplo, ganhar salário condizente inclui-se nas variáveis culturais. Por outro lado, o trabalho em si pode ser gratificante, como o do artista que pinta quadros. Os participantes das organizações também sentem essa pressão interna quando executam suas tarefas, que, pela correlação com o trabalho, denominamos de “pressão técnica”. Esta pode ser