Administração
Desde os primórdios a organização esta presente em nosso meio, no passado do homem já se organizava em busca de se proteger dos ambientes desfavoráveis a sua sobrevivência, ele com suas necessidades e desejos sempre impôs ao mundo a formação tácita das organizações, para servir a sociedade, realizar objetivos e preservar o conhecimento, o que não é tão diferente do contexto atual.
Organização são duas ou mais pessoas organizadas, formando um todo, em busca de alcançar seus objetivos.
Para atingir seus objetivos a organização necessita executar tarefas que aperfeiçoem os seus recursos, tais tarefas juntas formam um conjunto que pode ser denominado de administração.
A influencia dos filósofos na administração
* Sócrates: filósofo grego expõe seu ponto de vista sobre administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. * Platão: filósofo grego, discípulo de Sócrates, analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego, onde em sua obra A Republica, expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos. * Aristóteles: deu o impulso inicial à filosofia, cosmologia, nosologia, metafisica, logica e ciências naturais, abrindo as perspectiva do conhecimento humano. No livro politica, sobre organização do estado, distingue três formas de administração publica: monarquia ou governo de um só; aristocracia ou governo de uma elite e democracia ou governo do povo.
Influencia da organização igreja católica
Influencia da organização igreja católica influenciou sobremaneira a administração. Ao longo dos séculos a igreja católica estruturou sua organização, com uma hierarquia de autoridade, um estado-maior e a coordenação funcional para assegurar integração. A organização hierárquica da igreja é tão simples e eficiente que sua enorme organização mundial pode operar sob o comando de um só cabeça: o Papa. Foi essa estrutura de sucesso