Administração
O planejamento é um processo contínuo, desenvolvido com a finalidade de alcançar uma determinada situação almejada, com maior eficiência, utilizando esforços, talentos, competência e os demais recursos disponíveis na organização. Envolve todos os níveis de uma organização. Cada nível cuida de um tipo específico de planejamento: estratégico, tático e operacional.
Segundo Chiavenato (2006):
O planejamento estratégico tem como características fundamentais: é projetado no longo prazo, está voltado para as relações entre a empresa e seus ambientes de tarefa, e envolve a empresa como um todo. É formado pelos altos executivos das organizações, que defini os objetivos e define o Plano para tomada de decisões, analisando os pontos fortes, e evidenciando os pontos fracos pra que seja corrigido, estabelecendo os objetivos e metas a serem cumpridos.
O planejamento estratégico exige sete etapas: 1º determinação dos objetivos, onde se quer chegar. 2º análise ambiental externa, o que há no ambiente. 3º análise organizacional interna. 4º formulação do planejamento. 5º elaboração do planejamento. 6º implementação e execução. 7º avaliação dos resultados.
Já o planejamento tático tem por finalidades atingir objetivos específicos determinados pela cúpula da organização, com o objetivo de integralizar os setores pra realização das metas definidas no plano estratégico. Atingindo o objetivo em médio prazo, que serão realizados por cada setor de forma independente. Promovendo um contato entre o nível estratégico e o operacional, desenvolvendo a direção do planejamento estratégico.
No que diz respeito ao planejamento operacional é o executa as ações determinadas pelo plano tático, dentro de um curto prazo observando detalhes das etapas dos projetos, métodos a serem utilizados, pessoas, responsabilidades, materiais e equipamentos para que a ação seja executada com eficiência e com resultado satisfatório, conforme as metas