Administração
15.10.2008
Vicente Falconi Campos
Sócio Fundador e Consultor Sênior do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG) O Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG) atua na formação de planejamentos estratégicos empresariais e capacitação de líderes gerenciais. Atualmente, o INDG conta com uma equipe de cerca de 900 consultores que atuam em todo Brasil em diversos assuntos ligados à gestão empresarial , além de uma equipe administrativa de 80 pessoas. Sócio Fundador e Consultor Sênior do INDG, o professor Vicente Falconi Campos, membro dos conselhos de administração da AmBev, Sadia e Unibanco, fala sobre a aplicação da metodologia gerencial no setor público brasileiro.
“O administrador público ou privado que não conhece método gerencial sempre acha que o que conhece de gerenciamento já é o suficiente. Realmente, uma boa liderança aliada ao conhecimento dos processos pode resultar em uma boa administração. No entanto, na década de 90, os empresários brasileiros descobriram que, além da liderança e do conhecimento do negócio, eles poderiam ganhar muito mais se adotassem o método gerencial PDCA pelo envolvimento de todas as pessoas da empresa. Foi assim que o setor empresarial brasileiro se fortaleceu quando comparado com os de outros países que não fizeram o mesmo trabalho. As empresas brasileiras que estão tendo sucesso na globalização foram profundamente submetidas ao método gerencial em sua busca de produtividade.
Na atual década uma nova geração de políticos, ajudada por empresários brasileiros, está descobrindo o método gerencial como instrumento indispensável para aumentar a produtividade do Estado. Aumentar a produtividade do Estado significa fazer cada vez mais pela população com cada vez menos recursos. Não existe brasileiro que não queira que o Estado produza mais para a população, independentemente de sua ideologia. Esta maneira de pensar a administração do bem público já vem sendo