Administração
Motivação e Auto-estima
Instrutores: Rubens Nista
São Caetano
2010
Motivação
O homem é um ser marcado pelo desejo. Sente falta de algo, surgindo daí um elenco de necessidades. Não há necessidade a ser tratada isoladamente. Satisfação ou insatisfação relacionará sempre uma necessidade com outras necessidades de maior ou menor importância.
Todo estudo da motivação leva em conta as premissas básicas da ciência do comportamento: seres humanos agindo norteados e em função de suas necessidades!
Motivar é despertar interesse. O desafio a ser enfrentado pela motivação reside no fato de tentar induzir as pessoas a contribuir com um esforço maior no desempenho de uma função em que a qualidade é mandatória.
Motivação é quando se tem um motivo para agir. Ter motivação significa ter um desejo por trás de suas ações. Ela é responsável pela persistência de uma pessoa para atingir uma meta.
A motivação é um elemento essencial para uma aprendizagem eficiente. Um aluno motivado sempre aprende melhor — mesmo quando o material didático ou as aulas forem mal-estruturados.
No entanto, infelizmente, é muito comum o aluno não ter motivação para estudar. Talvez isso ocorra porque ele nunca tenha se questionado o motivo de seu estudo.
O estudo desenvolve a capacidade de analisar e compreender. Ele permite que o indivíduo tenha uma visão mais crítica do mundo. O estudante torna-se mais perspicaz para perceber as situações do dia-a-dia e aproveitar o conhecimento adquirido em.
Auto- estima
A auto-estima é definida de forma simplista como a “saúde da mente”. Eu ainda acrescentaria que auto-estima é também a saúde da alma. Não consigo imaginar algo que seja mais importante e urgente para o indivíduo do que preservar uma auto-estima sadia.
A turbulência do mundo em que vivemos demanda indivíduos fortes com um claro senso de identidade, competência e valor. Vivemos num momento histórico em que é perigoso não saber quem somos ou não