Administração
As forças da industrialização juntamente com o fenômeno da globalização no final do século XX geraram efeitos adversos ao meio ambiente e na sociedade, além disto, os valores, hábitos e práticas sociais passaram a ser constantemente questionadas à luz das informações.
Neste cenário, as pessoas individualmente e as empresas coletivamente enfrentam desafios em busca de soluções para a atual crise socioambiental. Fica evidente, nesse processo, que a sustentabilidade ganha constante espaço na sociedade, mediante os atuais padrões de consumo e produção insustentáveis e que é imprescindível fazer mudanças no modo de vida pessoal assim como também no modo de fazer negócios nas empresas
Liderar pessoas não é uma tarefa fácil. Entretanto, o gestor pode ter sucesso sendo sustentável. Durante o Fórum Mundial de Liderança e Alta Performance, realizado pela HSM, o professor de gestão de Carreiras da EAESP-FGV e da Fundação Dom Cabral, Luiz Carlos Cabrera, destacou que uma liderança sustentável é alcançada a partir de quatro componentes.
"Para ser um líder sustentável, o profissional precisa ter foco no resultado economicamente viável, justo e que promove a perenidade do negócio; promover ações socialmente corretas, com foco no crescimento das pessoas; promover ações culturalmente aceitas; e atuar no ambiente de forma ecologicamente adequada".
Ações que visem resultados
De acordo com o professor, o líder precisa oferecer o melhor resultado, sendo justo e admirável. "O profissional tem de alcançar o seu resultado sem provocar a inveja em ninguém. Além disso, esse resultado tem de promover a perenidade do negócio, ou seja, o líder precisa encontrar o equilíbrio, atendendo bem os seus clientes, fornecedores, acionistas e a comunidade".
Outro ponto fundamental que o líder deve estar atento é que ele não pode inventar uma estratégia de negócio. Assim, a estratégia de negócios da empresa tem de estar alinhada com a