Administração
O termo "verbal" tem origem no latim "verbale", proveniente de "verbu", que quer dizer palavra. Linguagem verbal é, portanto, aquela que utiliza palavras - o signo linguístico - na comunicação.
É uma habilidade que os seres humanos utilizam para se comunicar. A linguagem verbal pode ser divida em duas: a sonora e a visual. Utilizamos essas linguagem diariamente através de jornais, mensagem do celular, ligações, filmes, músicas, novelas, etc.
LINGUAGEM ORAL
Na linguagem oral, o ambiente é comum a ambos os falantes. Por isso, quando usam "eu", "aqui", "hoje", não precisam explicitar do que se trata. Além disso, os gestos, expressões faciais, altura do tom da voz, contribuem para a clareza da comunicação. Nesse sentido, a linguagem oral usa recursos diferentes daqueles usados na linguagem escrita.
Essa linguagem é desenvolvida desde os primeiros meses de vida, quando o bebe começa a emitir sons, iniciando-se assim uma comunicação. Aos poucos esses balbucios vão tornando palavras, frases e a criança se comunica, definitivamente com o mundo ao seu redor.
Hécaen e Angelergues definem a linguagem como “instrumento de comunicação e elaboração do pensamento adquirida num sistema arbitrário de sinais que representa a língua”. Ao realizarmos a fala produzimos sons articulados aos significados que permitem a comunicação.
Muitas crianças tem como hábito o uso prolongado da mamadeira e chupeta. Este hábito pode ser prejudicial, pois pode alterar o crescimento ósseo da boca, irregularidades na arcada dentária, alterações respiratórias e dificuldades na fala. Porém, mesmo sabendo sobre essas conseqüências ainda é comum crianças usarem estes objetos por tempos.
” A aquisição de um maior domínio da linguagem oral é um objectivo fundamental da educação pré-escolar, cabendo ao educador criar as condições para que as crianças aprendam. Entre estas, salienta-se a necessidade de:
Criar um clima de comunicação em que a linguagem do educador, ou seja, a