Administração
É a arte e a ciência de administrar fundos. Finanças ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.
Principais áreas e oportunidade em finanças
Sistema Financeiro – é a área de Finanças voltada à concepção e à prestação de assessoria, tanto quanto à entrega de produtos financeiros a indivíduos, empresas e Governos. Área de Atuação: Bancos, Investimentos, Bens Imóveis, Seguro.
Administração Financeira – diz respeito às finalidades do administrador financeiro na empresa.
Área de Atuação: orçamentos, administração do caixa, administração do crédito, análise de investimento, captação de fundos.
Definição de Administração Financeira
Em poucas palavras, pode-se definir administração financeira como sendo a responsabilidade por obter e utilizar eficientemente os recursos necessários ao bom funcionamento da empresa.
Essa dupla responsabilidade deixa ver que as dimensões da administração financeira são muito mais amplas e complexas do que a mera obtenção de tais recursos.
Uma vez obtidos estes, sejam para aumentar a capacidade da produção, sejam para financiar maior volume de vendas ou para qualquer outra finalidade, toma-se uma série de medidas visando a conseguir o maior e melhor rendimento possível, considerando sempre sua responsabilidade perante a coletividade em que opera, os funcionários que com ela colaboram, seus proprietários e os fornecedores de recursos.
A Função da Administração Financeira
A maioria das decisões empresariais são medidas em termos financeiros. Todas as áreas da empresa: contabilidade, produção, marketing, recursos humanos, pesquisas e outras necessitam interagir com as áreas de finanças para realizar seu trabalho.
Exemplos: acréscimo de funcionários; orçamentos operacionais, avaliação de desempenho financeiro; e etc.
Administração Financeira X Contabilidade
Contabilidade - a função principal do Contador é