Administração
PALAVRAS CHAVE: Just in time, Produção, Produção Puxada.
1 INTRODUÇÃO
O Just In Time surgiu no Japão no princípio dos anos 50, sendo o seu desenvolvimento creditado a Toyota que buscava flexibilidade pra atender a demanda e contrapor a concorrência dos EUA. Esta filosofia de gestão foi muito bem incorporada e aplicada no Japão, porém não obteve a mesma vantagem competitiva em outros países.
O Kanban sinalizava a necessidade de produção e o lote econômico através de cartões coloridos. O fator fundamental para o bom funcionamento do JIT é sem dúvida a determinação do lote econômico que deve considerar o equilíbrio entre os custos de transporte de grandes quantidades de materiais e os custos de preparação de máquinas.
O Kaizen tratava da necessidade de reavaliar constantemente o lote econômico e introduziu em seus processos industriais a melhoria contínua. Esta reavaliação do trabalho favorecia e enfatizava a flexibilidade dos trabalhadores, a comunicação fácil entre os setores produtivos e o trabalho em equipe.
O objetivo desta pesquisa é analisar os conceitos do sistema Just In Time, assim como suas características, a fim de mostrar de forma breve o conceito deste sistema tão aplicado.
Dada a importância deste sistema que busca materiais na hora certa, no local certo, com a quantidade e qualidade