Administração
TEORIA GERAL
DA
ADMINISTRAÇÃO
ABORDAGEM
DE
ADAPTAÇÃO
DAS
ORGANIZAÇÕES
O Conceito de Processo de Adaptação das Organizações
O termo “processo” vem sendo entendido com vários significados. Para os autores Van De Ven e Aldrich estes são os mais utilizados: a) uma lógica que salienta uma relação causal ente variáveis dependentes (resultados) e independentes (entradas), mas para alguns estudiosos esse processo de explicação parece ser restritivo e irrealista, considerando a ordem em que os eventos aconteceram na organização.
b) uma categoria de conceitos ou variáveis que se referem a ações individuais ou organizacionais, por exemplo, a freqüência de comunicação, o fluxo de trabalho, as tomadas de decisão.É uma categoria de conceitos distinta das outras. É fundamental o estudo da história da organização para revelar as mudanças ocorridas.
c) uma seqüência de eventos que descreve como as coisas mudam ao longo do tempo. Traz uma perspectiva histórica do desenvolvimento, enfoca as seqüências dos incidentes, atividades e estágios. Por exemplo, o processo de tomada de decisões no planejamento estratégico.
Teorias do Desenvolvimento e do Processo de Mudança Estratégica
Os estudiosos identificaram vinte diferentes teorias do desenvolvimento e da mudança, mas que devem ser combinados para se entender a teoria do processo de mudança, pois os modelos isolados não conseguiram ainda explicar as mudanças de modo global.
Eles as classificaram em quatro famílias básicas de teorias: a) Ciclo de vida do processo: supõe que as organizações contém os programas, rotinas ou regras que regulam o processo de mudança. As progressões podem ser unitárias, cumulativas e conjuntivas, porque o estágio final requer uma seqüência histórica específica de eventos.
b) Teoria teleológica do processo: Baseia-se na suposição de que o desenvolvimento de entidades é proposital e adaptativo, não presume uma seqüência necessária de eventos.