Administração
Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseando em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Cientifica só deixavam de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios.
A visão de Fayol, ao contrario da visão de Taylor (trabalhador) e o olhar de Henry Ford (dono, foi a de um gerente ou diretor.
Por volta de 1888, Fayol assumiu a direção geral da mineradora de carvão francesa Commentry-Fourchambault-Decazeville que atravessava processo de falência, Fayol foi responsável por devolver saúde economia e financeira da companhia. Os 58 anos de estudos, pesquisa e observação de Fayol foram utilizados em sua principal obra: Administração Industrial Geral(Administration Indrustrielle et Generale), que foi publicada em 1916 e foi traduzida para o inglês em 1949.
Henri Fayol foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do saber administrativo contemporâneo, tendo como uma das principais contribuições da teoria criada e divulgada por ele, a abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde pela se escutou pela primeira vez a palavra administração enquanto como disciplina e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada através de uma Teoria Feral da