Administração
Dentre os muitos métodos que podem ser utilizados pra implantar a Gestão da Qualidade Total em uma organização, as empresas do segmento portuário tendem a optar pelo Método 5S.
O estudo realizado busca conceituar as Teorias percussoras que deram fundamentação e sequência para o surgimento do Método 5S.
Para isso, adota como base inicial a Teoria Científica que possui como principal representante Taylor que sintetiza um conjunto de princípios em busca da gestão eficiente do trabalho com o lançamento de sua obra “Princípios da Administração Científica” em 1911.
Logo após por volta de 1916, é apresentada a Teoria Clássica de Fayol com ênfase na estrutura organizacional e a busca constante pela máxima eficiência.
Já na década de 40, a Teoria da Burocracia de Max Weber defende a burocracia como meio de atingir o mais alto grau de eficiência sendo, nesse sentido, o mais racional e conhecido meio de exercer influência aos seres humanos.
A partir da “Grande Depressão” em 1929, a Teoria das Relações Humanas ganha força através das pesquisas de Mayo e a constatação da necessidade de considerar a forte influência dos fatores psicológicos e sociais na produtividade. Desta forma, torna-se imprescindível valorizar as relações humanas no trabalho, e temas como comunicação, motivação e liderança.
Na década de 50, começa a ser desenvolvido um conjunto amplo de teorias motivacionais com foco nas necessidades internas dos seres humanos que motivam seu comportamento.
De acordo com a Teoria da Hierarquia das Necessidades, desenvolvida por Maslow, o comportamento individual é motivado por estímulos internos, que