Administração
Se depois de conhecer as vantagens e desvantagens de um Plano de Negócios pronto, você chegou a conclusão de que quer um Plano de Negócios pronto, seja para utilizá-lo em seu negócio ou para usá-lo como base, saiba quais as partes integrantes de um Plano de Negócios pronto:
1 – Sumário Executivo
Nesta parte, há um resumo do seu negócio de forma que contenha o nome e área da organização, missão, objetivos, mercados em que atuará, recursos (tanto humanos como financeiros) que precisará, prazo que prevê obter lucro, pontos fortes e fracos do negócio e experiência neste ramo.
Basicamente, é um currículo da sua empresa, mas de forma resumida, pois o ideal é não ultrapassar 500 palavras.
2 – História dos donos do negócio
É o momento de dizer se você e seus sócios (se houver) possuem experiência na área, onde já atuaram e porque decidiram abrir este negócio.
3 – Análise do Mercado
Você deve pesquisar sobre o setor em que deseja atuar e dizer como o mercado está, em que parte deste mercado pretende investir e qual a previsão de expansão do mesmo.
4 – Posicionamento de mercado
Depois de analisar como o mercado está e saber onde vai atuar, é o momento de definir qual a porcentagem do mercado que seja atingir, ou seja, seu market share. Assim, quem deseja ser líder tem maiores desafios, quem quer apenas 10% do mercado tem menores e por aí vai.
5 – Análise do seu projeto
Se você tem um projeto, seja em início ou andamento, vai descrevê-lo e aproveitar esta parte para analisá-lo ainda mais tentando buscar problemas, soluções, melhorias, etc.
6 – Análise comercial
Defina suas estratégias comerciais incluindo preços dos produtos e serviços, ações de marketing, etc.
7 – Análise financeira
Quanto vai gastar para fazer tudo isso? Nesta parte, além de custos iniciais do projeto, você deve colocar as projeções de despesas e ganhos mensais para que faça uma projeção de lucro e saiba quando terá o