Disjusntores

914 palavras 4 páginas
23/10/2012
Importância da monitoração de disjuntores de alta tensão

A crescente demanda pelo aumento da qualidade referente à geração, transmissão e distribuição (GTD) da energia elétrica, tem levado as empresas do setor a uma busca constante por equipamentos que proporcionem maior eficiência e menores custos. Neste contexto, os disjuntores possuem importância fundamental, destinando-se tanto à proteção do sistema elétrico quanto a realização de diversas manobras de carga.

Responsáveis pelo acionamento elétrico de linhas de transmissão, transformadores, reatores e outros equipamentos nas subestações, os disjuntores são equipamentos complexos, compostos por centenas de partes mecânicas e elétricas e operando em intervalos de tempo extremamente pequenos (da ordem de milissegundos), exigindo um alto grau de confiabilidade operativa. Por estas razões, sua monitoração tornou-se algo imprescindível.

Considerando-se sua função primordial, a monitoração dos disjuntores deve ser pensada em termos de sua importância sistêmica. Desta forma, as práticas usuais de manutenção que atualmente baseiam-se em intervalos de tempo fixos, passarão a considerar o estado do equipamento, minimizando riscos de falhas e possíveis custos operacionais.

Outro importante fator que deve ser levado em consideração é o tempo de inatividade do disjuntor. Independentemente da periodicidade com que o equipamento entra em funcionamento, os disjuntores devem estar aptos a operar sempre que necessário. O monitoramento constante das diversas variáveis relacionadas ao mecanismo de acionamento, aos contatos e a isolação dos disjuntores, auxilia diretamente na detecção e solução de eventuais problemas, registrando o desempenho do equipamento e fornecendo diagnósticos precisos.

Ao longo de mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de monitoramento e sensores inteligentes (IEDs) voltados para ativos elétricos, a Treetech criou a partir de tecnologia 100% nacional, uma

Relacionados

  • Trab
    1904 palavras | 8 páginas