Administração
Do objetivo da Teoria A finalidade da teoria, no ensino da contabilidade, é estudar, sob a orientação de um método próprio, a natureza do patrimônio, a função do organismo de uma empresa, controle do movimento, a criação de uma terminologia própria e adequada, a elaboração de um plano de contas, de forma que da sua aplicação a qualquer momento se possa analisar a evolução do patrimônio.
Na evidenciação contábil e em problemáticas que envolvem mensuração e avaliação, a Contabilidade e seus conceitos influenciam e são influenciados por aspectos econômicos, sociais, comportamentais, políticos, fiscais entre outros. (Hendriksen e Van Breda 1999, p.21 a 28).
Enfoque Fiscal: Legislação Fiscal no desenvolvimento de conceitos contábeis.
Enfoque Legal: A lei (Constituição, Código Civil, Penal, etc.) como fator conflitante em questões relativas ao pensamento contábil.
Enfoque Ético: Conceitos de justiça; subjetividade
Enfoque Econômico: Conseqüências econômicas nos níveis Macroeconômico, Microeconômico e Contabilidade social-empresarial
Enfoque Comportamental: A influência das informações contábeis no processo decisório do usuário (visão da Psicologia e Sociologia).
Enfoque Estrutural: Estrutura do Sistema Contábil.
O enfoque estrutura visa a interpretação e definições de soluções a partir de estrutura já existente da Teoria da Contabilidade. Assim busca-se a uniformização de registro e de informações, através da classificação adequada dos elementos e da utilização das regras da contabilidade conforme a Teoria Existente. É o enfoque clássico, usa a analogia para apontar soluções.
Daí decorre a uniformidade.
Foi o enforque utilizado pela empresa ABC (Custeio Baseado na Atividade) e pelos auditores.
Diversos enfoques têm sido adotados num esforço