Administração
O Custo Total de Propriedade (ou TCO TCO Total Cost of Ownership) pode ser definido como um modelo do ciclo de vida de um equipamento, produto ou serviço, que considera os custos de aquisição, propriedade, operação e manutenção ao longo de sua vida útil.
O TCO também inclui os valores associados ao uso ou gozo do bem/serviço em seu máximo potencial. Itens como treinamento de usuários, manutenção, auditoria, avaliação, implantação, pós-venda e gerenciamento dos processos de desenvolvimento/fabricação do bem/serviço também constituem o
Custo Total de Propriedade que pode ser aplicado tanto para o fornecedor quanto para o usuário.
TCO: pra que serve?
TCO serve para antever os custos a serem incorridos em um produto durante toda a sua vida consumível e inclusive no momento de seu descarte, podendo ser, portanto, utilizado por todas as áreas e para todos os tipos de produtos.
A análise de custos que realmente oferece suporte a decisões estratégicas de uma empresa ou cadeia de valores é a que se baseia no conceito do custo total. Isso significa que, quando se idealiza determinado produto, os gestores não devem se preocupar apenas com o respectivo custo de produção nem simplesmente com o preço pelo qual ele poderá ser comercializado, mas sim com todos os custos que serão assumidos pelo consumidor até o fim do ciclo de vida do bem.
Portanto, TCO é útil tanto para o produtor quanto para o consumidor, pois este artefato, visualiza não somente o custo de compra, mas todos os custos envolvidos, desde o preço de compra, prazo de entrega, frete, assistência técnica, etc.
TCO: como funciona?
Roteiro para implementação do TCO:
1. Identificar os custos a serem incorridos pelo consumidor durante toda a vida útil do bem;
2. Mensurar todos os custos que incorrerão nas diversas fases, desde o projeto até o descarte do produto;
3. Trazer o montante dos custos a serem incorridos a valor presente;
4. Comparar com o dos concorrentes; e
5. Reavaliar o projeto