Administração
Curso: Administração - 3º e 4º semestres
Disciplina: Administração Financeira
Professora Silviane Rigolon Luis – Aula 1
Objetivo e Ambiente da Administração Financeira
O que é Finanças? É a arte e a ciência de gestão do dinheiro. Corresponde ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro, sendo que há necessidade de se analisar a fim de se ter exposto a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos. As finanças fazem parte do cotidiano, no controle dos recursos para compras e aquisições, tal como no gerenciamento e própria existência da empresa nas suas respectivas áreas, seja no marketing, produção, contabilidade e, principalmente na administração geral de nível tático, gerencial e estratégico.
Administração Financeira:
É a arte e a ciência de administrar recursos financeiros, para maximizar a riqueza dos acionistas. A administração financeira pode ser exercida nas mais diversas organizações: indústria, comércio ou serviços; empresas estatais ou privadas; voltadas ou não para lucros; governo, escolas, hospitais, clubes recreativos e outras. Tal área administrativa, pode ser considerada como o “sangue” ou a gasolina da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, passando o “oxigênio” ou vida para os outros setores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivando o lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros.
Funções Principais: ▪ Planejamento; controle, orçamento, previsões, fluxo de caixa, investimentos, fianciamentos, crédito, cobrança, câmbio, operações bancárias e gerenciamento de risco.
Ao exercer essas funções, o administrador financeiro procura responder questões como: