Administração
METODOLOGIA DO ATLETISMO
Técnica da corrida
A corrida é uma atividade natural, porque aprendemos sem que ninguém nos ensine.
Em termos de competição esportiva é preciso dar especial atenção à técnica - obter resultados satisfatórios.
A análise da técnica da corrida - cuidados especiais: tanto por parte do atleta, como do professor de educação física ou do técnico.
Em uma análise mais completa, toda a técnica deve satisfazer a quatro regras importantes:
EQUILIBRIO: O equilíbrio geral do corpo depende em parte do comportamento da cabeça, que é um dos meios mais eficazes de controle. Ela deve estar em linha com o eixo do corpo, mantendo o olhar dirigido para aproximadamente 15 metros à frente. Também são importantes a posição do tronco e os movimentos dos membros, pois os braços movimentam-se incessantemente, sincronizados com a movimentação das pernas. COORDENAÇÃO: O menor dos segmentos deve ser realizado, sem choques ou pequenas sacudidas, em um ritmo sempre idêntico, correspondente ao das passadas. DESCONTRAÇÃO: A ação de correr solicita alguns músculos ou grupos musculares. Assim sendo, quanto maior for á inibição dos músculos que não estão sendo induzidos, tanto maior será a economia de energias e, conseqüentemente, melhores serão as condições do atleta para realizar o esforço. EFICÁCIA: A dosificação da amplitude dos movimentos, juntamente com uma utilização mais racional das possibilidades do corpo humano, resulta em um gesto orgânico mínimo, adequando-se melhor ao ritmo desejado.
Essas quatro regras nos dão noções gerais de grande validade para todas as tendências da corrida.
É certo que existe uma forma ideal para cada tipo de prova nas corridas; forma que, na opinião dos técnicos, produz um equilíbrio perfeito entre a máxima freqüência e a máxima economia de esforços. Em cada caso, o estilo adequado para cada pessoa será aquele que produz tal resultado.
MÁXIMA