Administração
Aluno: João Paulo Lopes Paz
Professora: Rozangela Sousa
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico
1º Período do Curso de Administração – Vila da Paz
1. INTRODUÇÃO DO TEXTO
O início de um texto deverá desenvolver e expor com muita clareza, a ideia que o título repassa ao leitor, é um convite ao conteúdo que está por vir. A introdução não deve transpassar ao leitor o texto de modo geral, mais sim, mostrando as partes significativas, o relacionamento entre as partes envolvidas e o surgimento das hipóteses que dará suporte ao plano de trabalho.
1.1. O QUE EVITAR EM UMA INTRODUÇÃO
A escrita de forma pessoal, ou seja, o uso da 1ª pessoal é uma das ideias que deve a todo custo ser evitada na composição de uma introdução, assim como, escrever períodos longos, desvios de assuntos e iniciar a introdução com a(s) mesma(s) palavra(s) do título.
2. DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento terá de mostrar ao leitor tudo aquilo que foi visto na introdução de forma resumida. Neste momento você apresentará o que realmente é significante, trará detalhes e fundamentará os acontecimentos expondo os processos, e o resultado da pesquisa.
Deverão ser apresentados também, argumentos por autoridade é a citação de frase ou pensamento de autor do tema em questão. A argumentação por ilustração também pode ser explorada, exemplos relativos à realidade trarão mais precisão ao desenvolvimento do acontecimento em questão. Vale salientar que é neste momento que são cometidas as incorreções gramaticais que acabam gerando problemas na coerência, com isso, vejamos alguns tópicos que devem ser evitados no desenvolvimento:
2.1. O QUE EVITAR NO DESENVOLVIMENTO
Repetições, escrita pormenorizada (narração ou descrição minuciosa), exemplificação excessiva, ou mesmo, exemplificações que fogem o contexto, são exemplos nítidos que prejudicam todo trabalho.
3. CONCLUSÃO
Resuma aí somente os argumentos maciços, a fim de que, num