aDMINISTRAÇÃO
Podemos definir o ambiente organizacional externo como qualquer elemento que exista fora dos limites da organização, ou seja, não pode ser controlado pela organização e têm o poder de afeta-la como um todo ou em partes dela.
A analise do setor externo é de vital importância no planejamento estratégico da organização, do seu lado positivo oferece oportunidades existentes no mercado e no lado negativo, demonstra as ameaças que a organização pode vir a sofrer dentro do ambiente ao qual se encontra.
Em seu livro HITT (2003, p. 50) cita os pontos de extrema importância para analise do setor externo sendo eles:
Sócio Cultural: Neste ponto as empresas devem estar atentas a tudo que se passa ao seu redor. As pessoas são as responsáveis por darem vida às organizações. Para o seu sucesso a organização precisa entender que cada um de seus colaboradores possuem opiniões, crenças, formar de agir diferentes uma das outras, gerando deste modo, uma diversidade cultural. Culturas diferentes umas das outras.
Demográfico: no segmento demográfico é preciso atenção com relação aos itens que pode influenciar no sucesso da organização, sendo alguns deles: tamanho da população, estrutura etária, distribuição geográfica, composto étnico e distribuição da renda.
Economico: algumas variaveis precisam ser analisadas com muito cuidado para uma correta tomada de decisao; entre as quais podemos destarcar: taxas de inflação, taxas de juros, déficits ou superávits na balança comercial, déficits ou superávits de orçamento, taxa de poupança individual, taxa de poupança comercial e produto interno bruto.
Global: devem ser acompanhados em escala global todos fatores que podem influenciar dentro da organização, dos quais destacamos: eventos políticos importantes; mercados globalizados críticos, países recém-industrializados, atributos culturais e institucionais diferentes de parceiros ou concorrentes globais.
Tecnologico: alguns eventos podem