Cabos subamrinos

446 palavras 2 páginas
Cabos Submarinos

Os cabos submarinos foram criados em torno de 1850, de início eram utilizados para a transmissão de mensagens por telegrafo, até que ao longo dos anos começaram a ser desenvolvidos para mais funções.
Existem alguns tipos de cabos, os primeiros que surgiram foram os metálicos, que faziam as transmissões de mensagens telegráficas, mas tinham um sistema lento, muito limitado, no entanto foi utilizado por um bom tempo. Depois temos os cabos coaxial e logo veio a fibra óptica que foi projetada em meados de 1980, assim, foi instalado o cabo óptico submarino transatlântico que interligou atravessou o oceano Pacifico e Atlântico, chegando até os Estados Unidos, França e Inglaterra, com sua eficiência conseguiu transmitir uma grande quantidade de dados em massa.
Estruturas do Cabo Submarino
Os cabos utilizados no oceano têm uma estrutura que os permitem ficar parados no leito do submarino, por causa do seu próprio peso, que gira em torno de meia tonelada. Com isso, ele tem proteção própria para resistir a pressão das aguas nas profundezas do oceano. Já perto da costa, são utilizados cabos blindados, para evitar problemas com as ancoras das embarcações e barcos pesqueiros. Também à os cabos que precisam ser enterrados a uma profundidade média de 1m, para evitar danos ao se aproximar da plataforma continental.

Estrutura Básica do Sistema
A estrutura do cabo tem uma alta capacidade de transmissão e alcançam distâncias muito grandes.
Existem os de fibra optica 3ª geração que chegam a 60 km sem a necessidade de repetir o sinal e tem a 4ª geração que podem ter um espaçamento de 100 km.
Estes são projetados para resistir a grande pressão da agua, pois, chegam até 8.000 m de profundidade, além de ser totalmente resistentes, eles uma durabilidade de até 25 anos de vida útil.

Estrutura em Anel

Os sistemas de rede que utilizam cabos submarinos são construídos em formato de anel, o que permite circundar um continente, ilha ou atravessar um país.

Relacionados