administração
Professora: Esp. Andréia Nascimento da Guia
(PARTE 1)
I – CONTABILIDADE: TEORIA BÁSICA
1.1 – Definição de Contabilidade
No Brasil, de 17 a 27 de agosto de 1924, foi realizado o lº C.B.C., na cidade do Rio de Janeiro, naquela oportunidade a contabilidade foi definida da seguinte forma:
“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica”.
Nesse mesmo sentido, Osni Moura Ribeiro, no seu livro Contabilidade Básica, Editora Saraiva, definiu a Contabilidade do seguinte modo:
“A contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa”.
Dando uma nova dimensão no conceito da contabilidade o Professor Frederico Hermann Jr. Assim o conceituou:
“A contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio à disposição das aziendas, em seus aspectos estáticos e em suas variações, para enunciar, por meio de fórmulas racionalmente deduzidas, os efeitos da administração sobre a formação e a distribuição dos créditos”
Por outro lado, Hilário Franco, no seu livro Contabilidade Geral assim a definiu:
“É a ciência (ou técnica, segundo alguns) que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial”.
Observa-se que os autores até aqui citados deram contribuições significativas, pontuando-se os diferentes estágios da evolução do conceito da Contabilidade. Entretanto o estágio atual dos cenários econômico, político e sociológico nos quais a contabilidade tem que atuar, exigiu que os profissionais da contabilidade, pudessem prover os diferentes tipos de usuários com informações seguras e eficazes que