Administração
• Dilema entre disciplina burocrática e especialização profissional. Há uma oposição entre os princípios de comportamento burocrático e os que governam o comportamento profissional. Os princípios burocráticos estão ligados aos interesses da organização, enquanto os princípios profissionais se referem a normas técnicas e códigos de ética da profissão. O especialista profissional atende aos interesses de sua profissão, enquanto o burocrata atende aos da organização. Enquanto o profissional decide com base em padrões profissionais e universais, o burocrata decide com base em regras da organização. Daí o dilema entre a orientação cosmopolita do profissional e a orientação local e paroquial do burocrata.
• Dilema entre a necessidade de planejamento centralizado e a necessidade de iniciativa individual. As organizações enfrentam as mudanças através de um esforço criador para crescer e sobreviver. Seu destino depende da iniciativa e da criatividade individual. A necessidade de planejamento e controle é vital para a organização, de um lado, embora tenda a inibir a iniciativa e a criatividade individual, por outro. Quanto maior o planejamento centralizado, tanto menor a iniciativa e a criatividade individual e vice-versa.
Esses três dilemas organizacionais são manifestações do dilema maior entre ordem e liberdade, e são responsáveis pelo desenvolvimento das organizações: para resolver problemas antigos, novos problemas são criados, e a experiência obtida na decisão contribui para a busca de soluções de novos problemas, tornando o desenvolvimento organizacional um