Administração
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Tannane Aparecida Coelho de Queiroz
Ituiutaba, 2008 1. tema
Qualidade de vida no trabalho
2. Pergunta problema
A implementação de Programas de Qualidade de Vida no Trabalho afetam no Comprometimento Organizacional?
3. Objetivo geral
Comprovar que os programas de Qualidade de Vida no Trabalho promovem o aumento no comprometimento organizacional.
4. Objetivos específicos
• Descrever os programas de Qualidade de Vida que podem ser implementados na organização.
• Identificar os resultados que se pode obter com a implementação dos programas de Qualidade de Vida no Trabalho.
• Verificar a relação entre a implementação dos programas de Qualidade de Vida no Trabalho e o comprometimento organizacional.
5. Justificativa
O comprometimento no trabalho trata-se de requisito fundamental num processo de inovação organizacional. Deve-se avaliar como se estruturam as relações de comprometimento do indivíduo com a sua organização, quais são as variáveis pessoais, características do trabalho e políticas organizacionais, que importância este indivíduo atribui ao trabalho comparando-o às outras esferas da vida, família, lazer, religião e comunidade. Nos dias atuais, as pessoas que atuam nas organizações passam a ser fonte de interesse, são colaboradores que possibilitam a vantagem competitiva nas organizações e faz-se necessária a implantação de ações que propiciem a Qualidade de Vida no Trabalho. É possível averiguar os efeitos que as condições de trabalho têm no bem estar de um indivíduo (manifestações de satisfação no local de trabalho, crescimento e desenvolvimento dos funcionários, a capacidade de atender a toda a gama de necessidades humanas apresentadas).
Esta pesquisa procura mostrar fatores preponderantes e determinantes da qualidade de vida no trabalho (QVT) do indivíduo e seus