Administração
1) Quais são as classes de risco que envolvem laboratórios de análises clínica?
Os agentes biológicos são classificados em:
Classe de risco 1: baixo risco individual para o trabalhador e para a coletividade, com baixa probabilidade de causar doença ao ser humano.
Classe de risco 2: risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças ao ser humano, para as quais existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.
Classe de risco 3: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças e infecções graves ao ser humano, para as quais nem sempre existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.
Classe de risco 4: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade elevada de disseminação para a coletividade. Apresenta grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro. Podem causar doenças graves ao ser humano, para as quais não existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.
2) O que são Normas Regulamentadoras (NR’s) do Ministério do Trabalho?
Esta Norma Regulamentadora - NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
3) Quantas NR’s existem? Destaque e resuma 4 NR’s que o grupo considera importante.
Existem 36 NR’s. Destacamos as de número 06 (Sol) , 15(Cris), 32 (Cida), (Ellen) 33.
RESUMOS:
4) O que fazer quando houve um acidente de trabalho (perfurocortante)?
Inicialmente deve-se tratar o local atingido pela exposição da seguinte forma:
Exposição cutânea: lavar imediatamente o local com água e sabão ou degermante. Não