administração
Concurso Público 2012
Cargo: Auxiliar de Merendeira / Nível Fundamental
Língua Portuguesa
TEXTO 1
TRABALHADOR NÃO É MÁQUINA
A vida de um desempregado é horrível, porque na nossa sociedade tudo depende do trabalho: salário, contatos profissionais, prestígio e (quando se é católico) até o resgate do pecado original e o bilhete de ingresso para o paraíso. Portanto, se falta o trabalho, falta tudo.
Mas corre-se o risco de que o problema do desemprego coloque em segundo plano o problema de quem tem um emprego. Com uma frequência sempre maior, a vida do trabalhador é transformada num inferno, porque as organizações das empresas se preocupam em multiplicar a quantidade de produtos, mas não dão a mínima para a felicidade de quem os produz.
(Adaptado: Ernani Terra. P.209. Figura ilustrativa de Charles
Chaplin em cena do filme “Tempos modernos”)
01. Ao
levar em consideração os seus elementos constituintes, pode-se afirmar que o texto 1 é:
A)
B)
C)
D)
E)
D)
E)
A)
B)
C)
D)
E)
tudo depende do trabalho. falta o trabalho, falta tudo. as empresas se preocupam em multiplicar o produto. não ter emprego é problema, mas tê-lo também é um problema. a transformação da vida do empregado em inferno. 03. Quanto
à acentuação das palavras, a justificativa adequada é:
A)
B)
C)
D)
E)
“A vida de um desempregado é horrível, porque nossa sociedade...”, o termo em destaque tem valor de: narrativo descritivo argumentativo injuntivo explicativo
02. O autor apresenta como ideia global que:
A)
B)
C)
04. Em
adição comparação conclusão oposição explicação
05. Sobre o uso dos dois-pontos em:
“...tudo depende do trabalho: salário, contatos profissionais,...”, é pertinente afirmar que foi utilizado para introduzir:
A)
B)
C)
D)
E)
uma citação. uma oração subordinada substantiva apositiva. uma enumeração. a fala de alguém. uma oração adjetiva.
06. A linguagem