administração
Para obter sucesso pleno em uma determinada negociação, é preciso que o negociador seja altamente qualificado, que faça uso de todas as habilidades possíveis, para em fim obter o sucesso desejado. Demonstrando sempre seu interesse e todas suas habilidades para assim dominar o negocio.
Segundo Mills, alguns fatores críticos do sucesso podem ser traduzidos em habilidades, resumidas em capacidades de preparação, objetivação, planejamento, comunicação, raciocínio, percepção, verificação e adaptação, ou seja, para obter o sucesso o negociador precisa estar bem adaptado as habilidades, ter todas as informações necessárias para expor e fazer um bom negocio com os clientes.
Alem de estar bem preparado, algumas atitudes ajudarão o negociador a passar todas as informações corretas e seguras. Steele, Murph e Russil, apresentam algumas dicas de atitudes, assim como: * Ser claro sobre seu ponto de vista. * Utilizar o poder com cautela. * Realizar uma pausa na negociação quando sentir –se pressionado. * Escutar antes de falar.
E resalta ainda, que é preciso ter muita cautela na utilização do poder, afinal se ele for usado incorreto ou abusivo, poderá comprometer totalmente a negociação. Por este motivo deve se ter muita cautela e tudo programado caso ocorra algum problema. Ter sempre um plano B é uma boa alternativa quando não se está totalmente seguro, ou caso haja algum acontecimento inesperado.
Passamos agora portanto à focalizar algumas das habilidades necessárias. (Segundo Martinelli e Almeida). * Concentrar – se nas ideias: Propõe encarar a discussão como uma oportunidade de reflexão e de revisão de opiniões, e não de como um choque entre posições diferentes para suavizar as divergências. * Apresentar propostas concretas: O fato de não apresentas as propostas logo no inicio, acaba causando discussões longas sem conclusões, acabando perdendo o foco da negociação em si. * Saber falar e ouvir: É fundamental