Administração
Módulo: 3
Fórum: A crise do CD
Título
Aluno: Brener Ferreira de Araújo
Disciplina: Introdução a Administração
Turma:103 RJ B
Introdução
A profunda crise que a indústria fonográfica enfrentou nos últimos anos, cujas as vendas despencaram entre o período de 1999 a 2012, sendo os principais fatores a evolução tecnológica – criação do Napster, compartilhamento de arquivos MP3, YouTube para vídeos e redes sociais -, a pirataria, a mudança de hábito dos jovens – ao invés de colocar o CD ou o vinil para tocar liga o computador e faz o download das músicas avulsas, montando álbuns de sua preferência -, e a própria mídia com surgimento de canais como MTV - não sendo necessário a compra do CD nem vinil, uma vez que pode-se gravar a programação e ver de diversas formas.
Atualmente há indicadores que mostram que a indústria fonográfica, mesmo que tardiamente, vem se reinventando e recuperando aos poucos o seu crescimento.
Em vista à crise e das soluções encontradas pela indústria fonográfica, iremos avaliar os diversos pontos de diferentes óticas, acrescentado a visão das gravadoras e seus executivos, dos artistas e dos consumidores ávidos por conteúdos e tecnologia.
Impactos nos recursos materiais, humanos, financeiros e tecnológicos
Em meio à crise, gerada principalmente pela evolução tecnológica, com a indústria fonográfica se vendo no meio de um conflito com os seus artistas. Liderada por Robbie Williams, um dos líderes em vendagem, os artistas protestaram contra a aquisição da gravadora EMI pelo fundo de investimentos britânico Terra Firma, externado a preocupação de que o trabalho seria conduzido por homens de negócios e não pessoas ambientadas com o mundo da música.
A principal alegação seria na condução do trabalho, depois que profissionais como o diretor de música da EMI, pediu para sair da gravadora após a aquisição, assim uma das alegações já era com pensamento na venda e promoção na esfera digital, seguindo o