Administração
Desenvolvimento de Business Plan (plano de negócios) por consultores para uma Multinacional Este é um caso muito interessante contado por um relator que teve participação no processo e pediu sigilo. Sendo assim, serão apresentadas somente algumas informações e, logo, as conclusões. Abaixo segue o caso em forma de relato.
Uma multinacional, sediada na Europa, estava estudando a possibilidade de fazer um investimento de grande porte num país da América do Sul. Para elaboração do Plano de Negócios a organização nomeou um líder para projeto da própria empresa e reuniu os melhores consultores do país sul-americano para estudarem o negócio segundo suas especialidades. Um soma aparentemente perfeita resultou num Business Plan que deu sinal verde a um investimento que fracassou por erro de análise.
O que aconteceu segundo o relator?
Contaminação do líder pelos seus interesses pessoais, que foram maximizados em detrimento aos da empresa. O líder do projeto sonhava em voltar para a América do Sul e, dependendo da análise do Plano, ele poderia ver o seu sonho viabilizado, ou seja, queria realizá-lo de qualquer jeito. “O ser humano tende a pôr no papel aquilo que ele quer”. O relator defende que o erro em cima de números é muito pequeno. E muitos problemas surgem no conflito de interesses. Ele aponta que, na realidade empresarial, existem executivos que tomam decisões muito mais preocupados com seus empregos do que com o retorno da empresa.
Portanto, uma das principais falhas do Business Plan não estaria na parte técnica e sim na maneira como o mesmo é gerenciado. Seu sucesso é o resultado da liderança e do trabalho de equipe. E por isso, é necessária uma seleção cautelosa do líder e das pessoas que estudam e implementam o projeto de uma maneira que reflita o interesse da empresa. O maior desafio é manter-se alinhado aos objetivos delineados para a empresa. Ainda o relator fala que existem muitos consultores