Administração
1 - INTRODUÇÃO
O segmento de fabricação de móveis apresentou um crescimento significativo nos últimos anos, acompanhando a tendência do crescimento da economia brasileira. Tal crescimento não se deu apenas na questão quantitativa, mas também na qualidade e forma de produção dos mais diversos produtos que atendem ao mercado exigente atual. Dessa forma, as fábricas de móveis mesmo quando de pequeno porte precisam sair da postura e concepção de “fábricas de fundo de quintal” para empresas que usam as mais modernas práticas de administração em todo o seu contexto, como finanças, produção, materiais e suprimentos, marketing e outras.
Diante disso, a Administração Estratégica pode ter um papel fundamental no processo de modernização dessas empresas.
Neste sentido, a presente pesquisa procura identificar e analisar o diferencial estratégico de um ramo de mercado que apresenta algumas características peculiares ao segmento, destacando que os serviços executados são geralmente por encomendas e envolvendo clientes com um elevado grau de exigência em relação aos serviços prestados/contratados. Entretanto, como oferecer bons serviços com uma estrutura pequena e às vezes improvisada diante de um mercado que a cada dia exige mais tecnologia e capacitação e a mão-de-obra que tem se tornada escassa?
Dessa maneira, observa-se que a área operacional toma uma forma tão importante como as estratégias competitivas que devem ser alinhadas uma com a outra para a solidificação, perenidade e sucesso mercadológico das organizações.
9
Sendo assim, Wheelwright e Hayes (1985)1, Swamidas e Newell (1987)2, Pires
(1994)3, (apud Silva e Santos) afirmam que a importância da estratégia da produção esta alinhada à estratégia competitiva das empresas e frisa-se, também, a relevância de planejar as atividades da gestão da produção.
Dessa forma, elabora-se a seguinte questão de pesquisa: O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para a vantagem