Administração
Definição
Doença infecciosa febril e aguda, sistêmica causada por bactéria. É mais encontrada nas comunidades de pessoas com baixo poder aquisitivo, condições de higiene precária e falta de saneamento básico.
Incidência
* Tem maior incidência na zona rural devido as condições sanitárias precárias ou inexistentes. * É atualmente considerada uma endemia flutuante ou manifesta-se esporadicamente.
Agente etiológico
Bactéria Salmonella typhi ou bacilo de Eberth; do gênero Salmonella; bacilos Gram-negativos; bacilos ciliados; anaeróbios facultativos; móveis; não esporulados.
Fisiopatologia
Os bacilos penetram no corpo através do aparelho digestivo, e instalam-se inicialmente na mucosa jejunoileal do intestino, se multiplicam e passam pela via linfática para a corrente sanguínea disseminando-se por todo o organismo iniciando a bacteremia, atacando principalmente órgãos ricos em células do sistema reticuloendotelial: baço, gânglios linfáticos mesentéricos e fígado, ocorrendo também reação inflamatória das vias biliares.
O resultado da invasão do organismo pelos bacilos e a capacidade do agente patogênico de proliferar e de fixar-se, depende também do sistema imunológico e dos mecanismos de defesa do organismo.
Fonte de infecção
O homem infectado.
Hospedeiro
O homem é o único hospedeiro.
Reservatório
É o homem doente e o portador aparentemente curado (na maior parte do mundo os portadores intestinais são mais freqüentes que os urinários).
Período de incubação
Esse período varia de 5 a 23 dias, sendo mais freqüente a média de 15 dias.
Período de transmissibilidade
O período de transmissibilidade da doença é muito variável; em geral vai desde a segunda semana da doença, até que dois exame de fezes com o espaço de 24 horas dêem negativos para Salmonella typhi (coprocultura).
Transmissão
* Direta: fecal-oral, pelo contato direto com fezes ou urina de doente ou portadores. * Indireta: através de água contaminada,