ADministração
Há diversos tipos de cimento, cada composição para uma aplicação diferente. No geral o cimento é a mistura de silicatos e aluminatos de cálcio, que podem ser obtidos por meio de guisado de calcário, argila e areia, sendo misturado com água obtém a consistência pétrea.
O cimento é formado com a mistura de calcinado e moído, e com argila que contém a propriedade de endurecer com o contato da água. É misturado com pedras (agregados) e água, que dão a consistência pétrea. Os dois principais tipos de cimentos:
• Argila: Obtido da mistura de argila com calcário.
• Pozolânico: Origem vulcânica ou orgânica.
A fabricação do cimento.
A mineração do calcário é essencial, pois é a matéria-prima do cimento. O material passa pelo britador aonde é homogeneizado. Depois é moído com argila e aditivos. A farinha resultante segue ao forno rotativo, aonde é misturado com gesso, calcário e pozolana ou escória. O resultado da mistura é móido até que atinja o tamanho do cimento ideal.
Aplicação do cimento.
O cimento é considerado insubstituível na construção civil, isto devido ao fato de ser fácil a preparação, o estado fresco e a durabilidade (resistência). Pode ser utilizado desde peça de mobiliário à estradas ou edificações.
Normas.
ABNT NBR 13583:2014
Cimento Portland — Determinação da variação dimensional de barras de argamassa de cimento Portland expostas à solução de sulfato de sódio.
ABNT NBR 12826:2014
Cimento Portland e outros materiais em pó — Determinação do índice de finura por meio de peneirador aerodinâmico.
ABNT NBR 11579:2012 Errata 1:2013
Cimento Portland — Determinação do índice de finura por meio da peneira 75 μm (nº 200).
ABNT NBR 12254:2013
Solo-cimento — Execução de base de solo-cimento — Procedimento.
ABNT NBR 12262:2013
Execução de base ou sub-base de brita graduada tratada com cimento — Procedimento.
ABNT NBR 16174:2013
Solo-cimento — Determinação do teor de cimento em misturas fresca de solo-cimento — Método de