Administração
1 CONCLUSÃO 16 REFERÊNCIAS 17 http://200.17.141.110/pos/economia/dissertacoes/a06/MARCOS_VINICIUS_NASCIMENTO_GONZALEZ_CASTANEDA.pdf - 10/04/2012 17 http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfenas - 30/04/2012 17
INTRODUÇÃO
Quando a economia de um país, estado ou cidade é altamente centralizada, seus habitantes são prejudicados, pois o dinheiro que deveria circular entre eles fica concentrado na mão de poucos. Por isso, é imprescindível que haja uma circulação dos recursos locais, da poupança e do investimento dos recursos disponíveis no próprio território. Isso faz com que a economia local seja saudável, trazendo benefícios a todas as pessoas que ali vivem.
Para que seja possível ativar e dinamizar a economia local, é necessário que ocorra tanto uma diversificação da produção, como uma qualificação e consolidação dos postos de trabalho existentes. Como complemento, são necessárias ações para captar a poupança e investi-la localmente, fazendo circular no território os recursos disponíveis.
Além disso, a atração de novos empreendedores e o apoio a novos negócios também são estratégias vencedoras, desde que o tecido produtivo e o poder de compra da massa salarial forneçam a base para as novas iniciativas.
1- DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL.
1.1 REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA E A CRISE DOS ESTADOS NACIONAIS.
Reestruturação Capitalista é a reforma no Sistema Econômico e social baseado na propriedade privada dos meios de produção, na organização da produção visando o lucro e empregando trabalho assalariado, e no funcionamento do sistema de preços.
Vivemos hoje um período de profundas transformações no sistema capitalista. Tais mudanças devem ser entendidas a partir da crise, iniciada nos anos 70, do padrão de acumulação e de regulação da economia, que