Administração
A primeira razão é o interesse em melhorar o modo como as organizações são administradas a interação de todos dentro das organizações. Empresas bem administradas crescem e prosperam, as más declinam ou vão à falência, e só é possível a recuperação com uma boa administração.
Administradores usam teorias administrativas e organizacionais para a tomada de boas decisões, e no mundo capitalista em que vivemos, estudar e conseguir aplicar tais teorias são vitais para uma empresa. 2- Quais as principais diferenças entre as contribuições que compõem a escola clássica de administração?
Porque a administração científica e a gestão administrativa são estudadas no âmbito da mesma escola?
Taylor: Foco na análise dos processos operacionais de trabalho.
Fayol: Foco na análise da organização como um todo.
Weber: Orientação do modelo teórico e descritivo.
A administração científica e a gestão administrativa são estudadas no âmbito da mesma escola porque a principal característica de ambas é a busca contínua de métodos e técnicas científicas racionais, de caráter universal, sendo assim, o resultado imediato dessa escola é a busca da melhor forma de organizar e administrar.
3- Quais dos princípios defendidos por Fayol pode ser considerada ultrapassada? Justifique?
Os princípios válidos até hoje são: Divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação dos interesses individuais ao interesse geral, remuneração do pessoal, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade de pessoal, iniciativa e espírito de equipe.
Não, a contribuição de Taylor não pode ser considerada ultrapassada, pois muitas empresas utilizam uma mescla de metodologia para seu ambiente de trabalho entre as quais se encontram muitas contribuições de Taylor, como por exemplo, remuneração por produtividade.
4- Como os experimentos da